Perguntas Comuns

Viaduto Jardim Veraneio BR 163/MS

Qual o objetivo do Viaduto Jardim Veraneio?

O principal objetivo da construção do viaduto é permitir uma maior segurança e fluxo de veículos, ciclistas e pedestres pelo local, melhoria da mobilidade urbana e redução de acidentes, no trecho considerado o mais crítico da rodovia.
Ele vai proporcionar melhorias para Campo Grande no trânsito em trecho da BR 163/MS e acesso ao bairro Chácara dos Poderes.

Como a obra se viabilizará?

É uma obra de contrapartida ao município, com autorização da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e sob fiscalização da concessionária CCR MSVias. 

Porque vai ser construído o viaduto na BR 163/MS, entre os kms 485 e 88?

As obras serão realizadas a partir de medida compensatória de trânsito exigida pela Prefeitura de Campo Grande para a Plaenge, que conta com investimentos na região. A obra será feita para não ocorrer desvios e obstrução de fluxo de veículos, além de melhorar a segurança na região, com alinhamento e suporte da CCR MSVias e Agetran.

Quanto vai custar a obra?

O investimento é da ordem de R$ 25 milhões, sendo R$ 17 milhões em contrapartida ao município + R$ 8 milhões a título de investimento da construtora.

Como ficará o trânsito de veículos neste trecho?

O Viaduto Jardim Veraneio a ser implantado será na Av. Desembargador Leão Neto do Carmo em transposição à Av. Alexandre Herculano (BR 163/MS). O projeto inclui quatro rampas de acesso à rodovia, juntamente com retornos localizados sob o viaduto, e duas rotatórias nos cruzamentos da Av. Desembargador com a Rua João Kussarev e com a Rua Cruz de Malta. Essas melhorias permitirão o tráfego de veículos em todas as direções de forma segura e eficiente. 

O viaduto depois de pronto vai melhorar o trânsito?

Sim. O viaduto de transposição superior sobre o anel viário (trecho da BR 163/MS) e obras adjacentes de ordenação do tráfego, irão contar com a execução de drenagem urbana, alargamento da pista para implantação de acostamento, e futura duplicação da BR, além de ciclovia, passeio para pedestres (calçadas) com incremento da mobilidade urbana.

Quanto tempo irá demorar a obra?

A obra do Viaduto Jardim Veraneio de transposição superior tem uma previsão de 14 meses.

Com o investimento do viaduto, haverá reajuste nos valores de pedágio?

A concessionária da CCR MSVias atuará apenas na fiscalização da construção do viaduto de transposição superior, não impactando em reajuste nos valores de pedágio.

O viaduto vai contemplar ciclistas e pedestres?

Sim. O Viaduto Jardim Veraneio contará com uma via específica para ciclistas e outra para pedestres, garantindo conforto e segurança. Sobre a ciclovia, a mesma contará com uma conexão com a ciclovia na rua Desembargador Leão Neto do Carmo, interligando acesso com o Parque dos Poderes e avenida Afonso Pena.

O tráfego vai ser fechado na BR 163/MS durante a obra?

Não. O tráfego continuará normalmente na BR 163/MS, quando necessário intervir no local do fluxo de veículos, será feito um desvio ao lado do atual trajeto e o fluxo será direcionado sem interrupções.

Como ficará o acesso à BR 163/MS durante a obra?

O acesso das vias municipais ao anel rodoviário que antes ocorria pela Av Desembargador Leão Neto do Carmo será direcionado à Rua Delegado Julio Cesar da Fonte Nogueira e Rua Rio Claro. Esse acesso se dará por semaforização, mantendo a segurança dos transeuntes.

Com a redução de pistas durante a obra, o local vai contar com congestionamentos?

Todas as medidas serão tomadas para evitar congestionamentos durante período de obras, intensificando a sinalização e a informação nos trechos de desvios. Porém, órgãos de trânsito trabalharão em conjunto para minimizar os impactos da obra.

As obras prejudicarão o tráfego local?

Devido a magnitude do viaduto em um local de alto fluxo é inevitável a ocorrência de impacto durante o período das obras, porém após a implantação, o Viaduto Jardim Veraneio irá melhorar o fluxo e segurança dos usuários da região. 

Este ponto da BR 163/MS é o ponto de maior número de acidentes da rodovia?

Atualmente a rodovia BR 163/MS está em sua totalidade sob concessão da CCR MSVias e em todos os boletins de ocorrências esse trecho, que será implantado o viaduto, está sempre no TOP3 Km com maior número de acidentes.  

Por que o Anel Viário de Campo Grande ficou de fora?

Os estudos de tráfego realizados pela CCR MSVias indicam que o Anel Viário de Campo Grande exige um conjunto de soluções de engenharia muito mais complexo. Uma das alternativas, por exemplo, seria construir outro Anel Viário fora do traçado atual, o que exigiria prazos muito maiores do que o do Termo Aditivo de Relicitação. Essa solução ficará para o próximo concessionário.

Notícias recentes


Desenvolvimento
Obras do Viaduto Jardim Veraneio avançam após cinco meses com importantes marcos

As obras do Viaduto Jardim Veraneio, na Av. Desembargador Leão Neto do Carmo, em Campo Grande, completam cinco meses com várias etapas importantes c...

Desenvolvimento
ATENÇÃO: O que muda com o desvio a partir de 03/07.

O Viaduto Jardim Veraneio, na BR 163/MS próximo à Uniderp Agrárias, é um projeto aguardado há muito tempo pelos moradores da região e promete me...

Saiba mais sobre o projeto

Através deste site, ou pelo WhatsApp, é possível a toda a comunidade saber do andamento da obra, de forma atualizada, durante todas as fases da construção. Além disso, avisos e comunicados serão sempre compartilhados para aumentar a segurança e conforto de todos os que circulam na região.

CONHEÇA O PROJETO