Perguntas Comuns

Viaduto Jardim Veraneio BR 163/MS

Qual o objetivo do Viaduto Jardim Veraneio?

O principal objetivo da construção do viaduto é permitir uma maior segurança e fluxo de veículos, ciclistas e pedestres pelo local, melhoria da mobilidade urbana e redução de acidentes, no trecho considerado o mais crítico da rodovia.
Ele vai proporcionar melhorias para Campo Grande no trânsito em trecho da BR 163/MS e acesso ao bairro Chácara dos Poderes.

Como a obra se viabilizará?

É uma obra de contrapartida ao município, com autorização da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e sob fiscalização da concessionária CCR MSVias. 

Porque vai ser construído o viaduto na BR 163/MS, entre os kms 485 e 88?

As obras serão realizadas a partir de medida compensatória de trânsito exigida pela Prefeitura de Campo Grande para a Plaenge, que conta com investimentos na região. A obra será feita para não ocorrer desvios e obstrução de fluxo de veículos, além de melhorar a segurança na região, com alinhamento e suporte da CCR MSVias e Agetran.

Quanto vai custar a obra?

O investimento é da ordem de R$ 25 milhões, sendo R$ 17 milhões em contrapartida ao município + R$ 8 milhões a título de investimento da construtora.

Como ficará o trânsito de veículos neste trecho?

O Viaduto Jardim Veraneio a ser implantado será na Av. Desembargador Leão Neto do Carmo em transposição à Av. Alexandre Herculano (BR 163/MS). O projeto inclui quatro rampas de acesso à rodovia, juntamente com retornos localizados sob o viaduto, e duas rotatórias nos cruzamentos da Av. Desembargador com a Rua João Kussarev e com a Rua Cruz de Malta. Essas melhorias permitirão o tráfego de veículos em todas as direções de forma segura e eficiente. 

O viaduto depois de pronto vai melhorar o trânsito?

Sim. O viaduto de transposição superior sobre o anel viário (trecho da BR 163/MS) e obras adjacentes de ordenação do tráfego, irão contar com a execução de drenagem urbana, alargamento da pista para implantação de acostamento, e futura duplicação da BR, além de ciclovia, passeio para pedestres (calçadas) com incremento da mobilidade urbana.

Quanto tempo irá demorar a obra?

A obra do Viaduto Jardim Veraneio de transposição superior tem uma previsão de 14 meses.

Com o investimento do viaduto, haverá reajuste nos valores de pedágio?

A concessionária da CCR MSVias atuará apenas na fiscalização da construção do viaduto de transposição superior, não impactando em reajuste nos valores de pedágio.

O viaduto vai contemplar ciclistas e pedestres?

Sim. O Viaduto Jardim Veraneio contará com uma via específica para ciclistas e outra para pedestres, garantindo conforto e segurança. Sobre a ciclovia, a mesma contará com uma conexão com a ciclovia na rua Desembargador Leão Neto do Carmo, interligando acesso com o Parque dos Poderes e avenida Afonso Pena.

O tráfego vai ser fechado na BR 163/MS durante a obra?

Não. O tráfego continuará normalmente na BR 163/MS, quando necessário intervir no local do fluxo de veículos, será feito um desvio ao lado do atual trajeto e o fluxo será direcionado sem interrupções.

Como ficará o acesso à BR 163/MS durante a obra?

O acesso das vias municipais ao anel rodoviário que antes ocorria pela Av Desembargador Leão Neto do Carmo será direcionado à Rua Delegado Julio Cesar da Fonte Nogueira e Rua Rio Claro. Esse acesso se dará por semaforização, mantendo a segurança dos transeuntes.

Com a redução de pistas durante a obra, o local vai contar com congestionamentos?

Todas as medidas serão tomadas para evitar congestionamentos durante período de obras, intensificando a sinalização e a informação nos trechos de desvios. Porém, órgãos de trânsito trabalharão em conjunto para minimizar os impactos da obra.

As obras prejudicarão o tráfego local?

Devido a magnitude do viaduto em um local de alto fluxo é inevitável a ocorrência de impacto durante o período das obras, porém após a implantação, o Viaduto Jardim Veraneio irá melhorar o fluxo e segurança dos usuários da região. 

Este ponto da BR 163/MS é o ponto de maior número de acidentes da rodovia?

Atualmente a rodovia BR 163/MS está em sua totalidade sob concessão da CCR MSVias e em todos os boletins de ocorrências esse trecho, que será implantado o viaduto, está sempre no TOP3 Km com maior número de acidentes.  

Por que o Anel Viário de Campo Grande ficou de fora?

Os estudos de tráfego realizados pela CCR MSVias indicam que o Anel Viário de Campo Grande exige um conjunto de soluções de engenharia muito mais complexo. Uma das alternativas, por exemplo, seria construir outro Anel Viário fora do traçado atual, o que exigiria prazos muito maiores do que o do Termo Aditivo de Relicitação. Essa solução ficará para o próximo concessionário.

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